Auditoria
Independente
Auditoria
Contábil com emissão de Parecer
sobre as Demonstrações Contábeis
Conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão
de parecer sobre a adequação das demonstrações contábeis,
consoante com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas
Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, com a legislação
específica. Demonstrações contábeis:
Balanço Patrimonial
Demonstração do Resultado
do Exercício
Demonstração das Mutações
do Patrimônio Líquido
Demonstração das Origens
e Aplicações de Recursos
Notas Explicativas às
Demonstrações Contábeis
Apresenta
como fases principais:
Planejamento
O planejamento é de fundamental importância para proporcionar aos
trabalhos de auditoria a consistência e objetividade necessárias.
Ele
deve considerar:
O entendimento do negócio
do cliente
O ambiente de controle interno.
A identificação das rotinas
operacionais de maior significado na organização.
Os riscos da auditoria.
A existência de organizações
associadas, coligadas, filiais e partes relacionadas.
Avaliação
dos controles internos operacionais
A avaliação dos controles internos, além de proporcionar a base
para a avaliação das informações contábeis, proporciona ao auditor
condições de contribuir para a eficácia desses controles, sugerindo
o aprimoramento da qualidade e a segurança das rotinas operacionais
da organização. Para a execução dos procedimentos de auditoria,
são selecionadas operações em consonância com o ambiente observado.
São procedimentos de auditoria: inspeção, observação, investigação
e confirmação, cálculo e revisão analítica.
Exame
dos saldos constantes nas demonstrações contábeis
Nesta fase, são revisadas as informações das demonstrações contábeis,
em consonância com a aderência proporcionada pela avaliação dos
controles internos operacionais.
Finalização
Esta fase compreende a revisão analítica final, observando-se o
cumprimento de todas as etapas do planejamento, com a conseqüente
emissão do Parecer de Auditoria. A metodologia de trabalho e estimativa
de honorários pressupõem que o cliente participará ativamente de
todas as fases do trabalho de auditoria, prestando informações e
elaborando análises e conciliações de contas.
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